quarta-feira, 18 de maio de 2011

Problemas sociais relacionados ao uso excessivo do álcool

Apesar de sua ampla aceitação social. Pessoas que bebem socialmente são até mesmo bem vistas perante a sociedade. Já aquelas que causam problemas quando bebem, não sabendo seus limites com relação à bebida são vistos como pessoas fracas (MURAD, 1998).
“Distinguidas dos problemas de saúde, as categorias de problemas sociais relacionadas ao álcool incluem: vandalismo; desordem pública; problemas familiares, como conflitos conjugais e divórcio; abuso de menores; problemas interpessoais; problemas financeiros; problemas ocupacionais, que não os de saúde ocupacional; dificuldades educacionais; e custos sociais. Ainda que uma causalidade direta não possa ser estabelecida, o estudo dessas categorias de danos - incluindo variáveis como volume de álcool consumido, padrões de consumo e outros fatores interativos - demonstrou que as conseqüências sociais do uso do álcool colocam esse produto, no mínimo, como um fator adicional ou mediador entre outros que contribuem para a ocorrência de determinado problema, conclusão similar àquela válida para problemas de saúde.” (MELONI, 2004)

O consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo, passa a ser um problema. Além dos inúmeros acidentes de trânsito e da violência associada a episódios de embriaguez, o consumo de álcool a longo prazo, dependendo da dose, freqüência e circunstâncias, pode provocar um quadro de dependência conhecido como alcoolismo. O alcoolismo se caracteriza principalmente       por sinais e sintomas decorrentes de uma interrupção total ou parcial de consumo de bebidas alcoólicas em dependentes que apresentam um consumo prévio significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário